quarta-feira, 8 de junho de 2011

Xô, preguiça!

                                                                                                                   
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                         
Com um pouco de persistência e metas claras é possível manter a disciplina dos exercícios físicos no Inverno  
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                         
                                                                                                                                      
                                                                                                                                                                                  
Basta começar a esfriar um pouco para a preguiça de malhar aparecer. A garoa, o vento e as baixas temperaturas são desculpas para parar de se exercitar. É aí que o sedentarismo se aloja na nossa vida. O resultado? Depois de um Inverno hibernando no conforto de nossas casas, regados a comidas quentes e calóricas e com alguns quilos a mais, chegamos na Primavera correndo atrás do prejuízo, buscando retomar nosso condicionamento físico, emagrecer e voltar a ter uma vida ativa. Além da perda de tempo, esta atitude pode comprometer a saúde. Mas há esperança. Com um pouco de força de vontade e determinação, e seguindo os conselhos de educadores físicos, é possível fugir deste ciclo vicioso e continuar se exercitando regularmente no Outono e no Inverno com a mesma energia de outras estações.

Para o educador físico, e especialista em fisiologia do exercício, Carlos Venturini, uma das formas de se manter motivado é se exercitar em grupo. “As pessoas se exercitam, mas também socializam, conversam com os colegas no início e no final das atividades”, conta, referindo-se aos grupos de corrida que coordena e acompanha diariamente na Beira-Mar Norte através da Tribo do Esporte Assessoria Esportiva. Outra sugestão de Carlos é estabelecer metas a curto, médio e longo prazos. “Precisam ser atingíveis, como aumentar gradualmente o trajeto da corrida, por exemplo”, explica.

Há dois anos Janete Silvestri Miranda e a filha Liana são parceiras de ginástica. Elas praticam Pilates duas vezes por semana durante uma hora e não faltam nem no Inverno. “Damos força uma para a outra. Quando uma está com preguiça, a outra incentiva”, garante Janete. Liana conta que quando se exercitava na academia não conseguia manter a regularidade. “Nunca consegui fazer mais do que três meses”.
Ao ar livre X local fechado

No Inverno o clima é um empecilho para quem se exercita ao ar livre. Assim, a maioria acaba optando por um local fechado. Para a instrutora de Pilates Ana Moratelli, além da melhor disposição e rendimento no treino, os exercícios físicos em ambientes fechados garantem a maior frequência dos alunos. “É importante que a temperatura do corpo seja conservada mesmo ao sair do ambiente de prática, evitando permanecer com roupas úmidas, utilizando agasalhos adequados ao clima, e repondo energia com alimentos saudáveis, ricos em vitaminas A e C”, aconselha.

Quem optar por praticar ao ar livre precisa tomar alguns cuidados extras para evitar gripes e doenças respiratórias. “Pode-se exercitar mesmo com vento e chuva, desde que não tenha relâmpagos e trovoada”, garante o educador Carlos Venturini. Ele recomenda o uso de roupas mais quentes, mas leves, que não limitem o movimento. As do tipo dry fit são as mais recomendadas, pois mantêm o corpo seco. “Após o exercício, tire a roupa molhada e coloque outra seca”, aconselha. Para quem faz natação, ele recomenda ter um roupão próximo da piscina, tomar um banho no local e se aquecer bem antes de sair na rua.

Há seis anos o empresário Silvio Bortolotti caminha e corre na Beira-Mar Norte. Sete dias por semana, durante uma hora, faça sol ou faça chuva, frio ou calor, lá está ele. “Não lembro a última vez que peguei uma gripe. Para algumas pessoas parece loucura eu correr no frio e na chuva, mas loucura é não se exercitar. O organismo fica mais resistente”, afirma. Entre os cuidados de Silvio para não ficar doente está uma alimentação saudável e equilibrada e o uso de vestimenta adequada. “Uso uma camiseta de lycra por baixo de uma de algodão, que ajuda a manter o corpo aquecido”, dá a dica.

                                               
Andréa Fischer                                                                                                                   

Publicada em 23-05-2011  


Nenhum comentário:

Postar um comentário