A Origem

Joseph Hubertus Pilates nasceu na cidade de Mönchengladbach, na Alemanha, em 1880. Teve uma infância difícil e de grande debilidade física, sofria de asma, raquitismo e febre reumática. Ainda assim lutou pela sua sobrevivência, dedicando um esforço suplementar a melhora da sua condição física e respiratória.  Na sua juventude, Joseph Pilates especializou-se em mergulho, esqui e ginástica, estudando o corpo humano e observando os movimentos do animais afim de compreender a relação mais natural possível do homem com seu corpo e sua movimentação.. Em 1912, Pilates mudou-se da Alemanha para Inglaterra, onde começou a ganhar a vida como pugilista e artista de circo, tornando-se boxeador profissional.

No início da Primeira Guerra Mundial Pilates foi exilado para a Ilha de Man, local onde trabalhou como enfermeiro atendendo aos exilados e mutilados de guerra. Foi então que, de forma pioneira, desenvolveu a utilização de molas na reabilitação dos enfermos, que serviu de base para a criação do método o qual mais tarde denominou “Contrologia”. Depois da guerra, Pilates voltou para Hamburgo, onde permaneceu até 1926. Só neste ano é que, desiludido com o exército alemão, se mudou para Nova York e abriu seu primeiro Studio, trabalhando com bailarinos, atletas e praticantes de Yoga e artes marciais, sofrendo grande influencia dessas áreas.

É irônico que o método de Pilates esteja tão ligado à dança, pois o próprio Joseph Pilates nunca foi bailarino. Era antes um adepto de atividades “duras”, ditas de força pura e explosiva. Por outro lado, o seu rol de exercícios faz uso de um outro tipo de força – uma força fundamentalmente estática e excêntrica, a qual permite o fortalecimento do corpo sem geração de tensões e/ou desequilíbrios musculares.

É importante referir que a Contrologia não se centrava em exercícios padronizados, servidos como uma receita reutilizável de sujeito para sujeito. O método tinha aqui um cunho irrefutável de individualidade. Perante determinado indivíduo, Pilates alterava radicalmente os planos comuns de exercícios. E foram poucos aqueles que puderam assistir a todo este mecanismo de trabalho. Os poucos que tiveram esse privilégio acabaram mais tarde, após a morte de Joseph Pilates, por fundar as suas próprias escolas.

Em Janeiro de 1966 aconteceu um incêndio no prédio de seu estúdio, Joseph voltou para tentar salvar tudo que fosse possível, e teve que ser resgatado pelos bombeiros. Esse incidente está diretamente ligado à sua morte 9 meses mais tarde, em outubro de 1967, aos 87 anos. Clara Pilates, sua esposa, assumiu então a direção do studio, dando continuidade ao trabalho do marido. Desde então o método tem sido difundido mundialmente, seja como um método de reabilitação das patologias ortopédicas, ou na busca pela boa forma física, provando que Joseph Pilates estava muito a frente do seu tempo.

"Eu devo estar certo. Nunca tomei uma aspirina, nunca perdi um dia em minha vida. O País inteiro, o mundo inteiro deveria fazer meus exercícios. Eles seriam mais felizes". Joseph Pilates 1965- 86 anos de idade