O Método

O Método Pilates é um sistema completo de exercícios, criado entre as décadas de 1920 e 1930 por Joseph Hubertus Pilates. Destacando-se pela originalidade de seus conceitos e princípios, tem sido considerado por especialistas e praticantes como o mais eficiente método de condicionamento físico da atualidade.

Joseph Pilates era aficionado pelos princípios clássicos de harmonia e beleza do corpo da Grácia antiga, bem como pelos princípios de resistência e força do povo espartano. Nessa busca pelos elementos que propiciam o equilíbrio e a harmonia do corpo e da mente, desenvolveu o método que denominou Contrologia, o qual define em seu livro "YOUR HEALTH" (1934), da seguinte maneira:

"É o controle consciente de todos os movimentos musculates do corpo. É a correta utilização e aplicação dos mais importantes princípios das forças que se aplicam a cada um dos ossos do esqueleto, com o completo conhecimento dos mecanismos funcionais do corpo, e o total entendimento dos princípios de equilíbrio e gravidade aplicados a cada movimento, no estado ativo, em repouso e dormindo."

No seu segundo livro, "RETURN TO LIFE TROUGH CONTROLOGY", publicado em 1945, Pilates complementa: "Contrologia é a completa coordenação de corpo, mente e espírito... Desenvolve o corpo uniformemente, corrige a postura, desenvolve a vitalidade física, revigora a mente e eleva o espírito. O condicionamento físico é o primeiro requisito para a felicidade... Nós temos que tentar alcançar constantemente corpos fortes e saudáveis e desenvolver nossas mentes até o limite de nossa capacidade."

Em outro trecho do mesmo livro, Pilates amplia o alcance do seu método: "A contrologia começa quando com o controle da mente sobre os músculos. Respeitando milhares e milhares de célular cerebrais, ativando assim novas áreas e estimulando o posicionamento da mente".

Esse conceito de mais de 6 décadas, hoje é conhecido como longevidade cerebral e física, e é a base dos trabalhos integrativos que buscam a harmonia da trilogia corpo-mente-espírito.

"Sempre mantenha sua mente concentrada no objetivo do exercício que você está executando. Estar presente, concentrado e não distraido. É a mente que esculpe o corpo." (Joseph Pilates)