sexta-feira, 8 de abril de 2011

O PODER DO PILATES

Técnica que está na moda no Brasil melhora condicionamento físico, postura, respiração e alivia o estresse sem riscos de lesões

Publicada em 25-03-2011

Joseph Pilates nasceu em 1880, na Alemanha, com vários problemas de saúde, entre eles raquitismo, que o motivaram a pesquisar técnicas de ginástica que melhorassem sua condição física. Os estudos levaram à criação de um método próprio, a “Contrologia” – arte de controlar o próprio corpo –, uma mescla de técnicas orientais, que contemplam o alongamento, a concentração e a interiorização, e ocidentais, que enfatizam a construção de músculos. Para garantir a execução dos movimentos, ele criou aparelhos de apoio. Mais tarde, em Nova Iorque (EUA), Pilates abriu um estúdio para aplicar seu método. Este ultrapassou séculos e ganhou adeptos no mundo inteiro pela eficiência de seus exercícios. Pilates, como ficou conhecido o método, é uma das opções ideais para melhorar o condicionamento físico e aliviar o estresse.
Ana Paula Moratelli, proprietária da CorporAll Studio de Pilates, destaca que “a técnica de Pilates é um método de condicionamento físico sem impacto, que pode ser utilizado na reabilitação de lesões ortopédicas, ou mesmo na busca pela boa forma e bem-estar, inclusive pós-gestação e cirurgia, pois desenvolve  a flexibilidade, controle corporal, força e tônus muscular”. O aluno recebe um atendimento personalizado, onde a aula é direcionada à necessidade de cada um. Normalmente, indica-se uma média de duas a três sessões semanais, de acordo com os objetivos do aluno. “Em geral, os resultados estéticos no corpo começam a ser observados com três meses de prática, como conseqüência de um corpo saudável”.

O método, indicado para homens e mulheres, é recomendado a partir dos 14 anos, quando o desenvolvimento do corpo está se estabilizando. “Os adolescentes procuram geralmente para melhorar a postura, muito prejudicada durante os estudos e uso contínuo do computador”, diz Ana Paula. Os idosos também são beneficiados, pois a técnica promove alongamento e recuperação da força muscular e do equilíbrio. “Eles ficam muito mais dispostos”, destaca.
Os mais de 500 exercícios que compõem o Pilates são feitos em aparelhos e no solo e demandam concentração e controle do corpo. Ao invés de realizar várias repetições, o método Pilates requer que os exercícios sejam feitos com menos repetições e mais qualidade, buscando movimentos precisos e controlados, por isso é bastante utilizado também como treinamento funcional para adeptos de modalidades esportivas que exijam um maior desempenho, como surf, tênis, corrida, entre outras.
Fonte: Jornal Imagem da Ilha - Caderno Femina - 2ª quinzena Março 2011.

Um comentário: